filosofia - psicologia - sociologia

A sociedade que nos ensina a viver cansados

Talvez uma das características mais inquietantes da sociedade contemporânea seja a maneira como aprendemos a confundir liberdade com obrigação de produzir. Vivemos cercados de possibilidades, ferramentas, informações e promessas de realização pessoal, mas raramente experimentamos a sensação de que aquilo que fazemos é suficiente. Precisamos trabalhar, estudar, melhorar o corpo, desenvolver novas competências, administrar emoções, cultivar relacionamentos, acompanhar notícias e, de preferência, demonstrar que estamos felizes enquanto fazemos tudo isso. Byung-Chul Han observa que a sociedade disciplinar, organizada em torno de proibições e obediência, cede progressivamente espaço à sociedade do desempenho, na qual o indivíduo passa a exigir de si mesmo resultados cada vez maiores. Já não precisamos necessariamente de alguém nos dizendo que devemos produzir mais; aprendemos a repetir essa exigência dentro de nós. E talvez essa seja uma das formas mais silenciosas de dominação: quando a cobrança deixa de parecer uma imposição externa e começa a ser confundida com nossa própria vontade.

Nessa lógica, o sujeito contemporâneo torna-se simultaneamente explorador e explorado. Acredita estar exercendo sua liberdade enquanto transforma cada hora disponível em oportunidade de aperfeiçoamento. O descanso passa a exigir justificativa, o lazer precisa ser produtivo, os exercícios físicos tornam-se metas quantificáveis e até a felicidade parece depender de algum tipo de desempenho. Não basta viver; é preciso viver melhor, mais intensamente, mais eficientemente, como se a existência fosse um projeto interminável de otimização. O sofrimento produzido por essa dinâmica frequentemente aparece como fracasso individual. Quando não conseguimos acompanhar o ritmo, imaginamos que nos faltam disciplina, competência ou força de vontade, em vez de perguntar se as exigências às quais estamos submetidos são razoáveis. A sociedade do desempenho possui, assim, uma crueldade particular: oferece a promessa de que tudo é possível e, quando não conseguimos realizar tudo, deixa-nos sozinhos diante da culpa.

A hiperconectividade aprofunda essa experiência. Nunca tivemos tantas possibilidades de comunicação e, paradoxalmente, isso não garante que sejamos verdadeiramente escutados. Podemos acompanhar centenas de vidas pelas telas, conhecer detalhes da rotina de pessoas distantes e compartilhar instantaneamente nossos pensamentos, mas continuar experimentando uma solidão difícil de nomear. Em suas reflexões sobre a Talvez uma das características mais inquietantes da sociedade contemporânea seja a maneira como aprendemos a confundir liberdade com obrigação de produzir. Vivemos cercados de possibilidades, ferramentas, informações e promessas de realização pessoal, mas raramente experimentamos a sensação de que aquilo que fazemos é suficiente. Precisamos trabalhar, estudar, melhorar o corpo, desenvolver novas competências, administrar emoções, cultivar relacionamentos, acompanhar notícias e, de preferência, demonstrar que estamos felizes enquanto fazemos tudo isso. Byung-Chul Han observa que a sociedade disciplinar, organizada em torno de proibições e obediência, cede progressivamente espaço à sociedade do desempenho, na qual o indivíduo passa a exigir de si mesmo resultados cada vez maiores. Já não precisamos necessariamente de alguém nos dizendo que devemos produzir mais; aprendemos a repetir essa exigência dentro de nós. E talvez essa seja uma das formas mais silenciosas de dominação: quando a cobrança deixa de parecer uma imposição externa e começa a ser confundida com nossa própria vontade.

Nessa lógica, o sujeito contemporâneo torna-se simultaneamente explorador e explorado. Acredita estar exercendo sua liberdade enquanto transforma cada hora disponível em oportunidade de aperfeiçoamento. O descanso passa a exigir justificativa, o lazer precisa ser produtivo, os exercícios físicos tornam-se metas quantificáveis e até a felicidade parece depender de algum tipo de desempenho. Não basta viver; é preciso viver melhor, mais intensamente, mais eficientemente, como se a existência fosse um projeto interminável de otimização. O sofrimento produzido por essa dinâmica frequentemente aparece como fracasso individual. Quando não conseguimos acompanhar o ritmo, imaginamos que nos faltam disciplina, competência ou força de vontade, em vez de perguntar se as exigências às quais estamos submetidos são razoáveis. A sociedade do desempenho possui, assim, uma crueldade particular: oferece a promessa de que tudo é possível e, quando não conseguimos realizar tudo, deixa-nos sozinhos diante da culpa.

A hiperconectividade aprofunda essa experiência. Nunca tivemos tantas possibilidades de comunicação e, paradoxalmente, isso não garante que sejamos verdadeiramente escutados. Podemos acompanhar centenas de vidas pelas telas, conhecer detalhes da rotina de pessoas distantes e compartilhar instantaneamente nossos pensamentos, mas continuar experimentando uma solidão difícil de nomear. Em suas reflexões sobre a sociedade digital, Han questiona a transformação da comunicação em circulação incessante de informações, opiniões e exposições de si. A visibilidade começa a parecer uma condição da existência: precisamos mostrar o que fazemos, registrar o que vivemos, transformar experiências em imagens e imagens em reconhecimento. Aos poucos, corremos o risco de viver determinados momentos já imaginando como serão apresentados aos outros. A experiência deixa de valer apenas por aquilo que nos acontece e passa também a ser medida por sua capacidade de aparecer. Talvez uma das perdas mais profundas desse processo seja a possibilidade de viver alguma coisa sem precisar imediatamente mostrá-la.

Também nossas relações afetivas podem ser atravessadas por essa lógica. Quando aprendemos a avaliar tudo em termos de utilidade, satisfação e desempenho, existe o risco de começarmos a tratar pessoas como experiências destinadas a corresponder às nossas expectativas. Queremos vínculos profundos, mas temos dificuldade de suportar a alteridade; desejamos intimidade, mas nem sempre toleramos aquilo que no outro escapa ao nosso controle. Em A agonia de Eros, Han reflete sobre o enfraquecimento da experiência do outro como alguém verdadeiramente diferente de nós. O amor exige uma abertura para aquilo que não dominamos, enquanto a lógica contemporânea frequentemente nos estimula a buscar confirmação, conveniência e satisfação imediata. Talvez por isso algumas relações se tornem tão frágeis: queremos ser surpreendidos, mas não contrariados; queremos encontrar alguém, mas nem sempre estamos dispostos a abandonar a segurança de nosso próprio mundo. E, quando o outro deixa de corresponder à imagem que construímos, podemos confundir a dificuldade inevitável do encontro com a necessidade de procurar alguém novo.

Há ainda uma transformação mais silenciosa: a perda da capacidade de contemplar. Em uma sociedade que valoriza velocidade, resposta imediata e estímulo constante, o silêncio começa a parecer improdutivo. Esperar torna-se incômodo, a atenção se fragmenta e a pausa frequentemente é preenchida por alguma tela. Han recupera a importância da contemplação e daquilo que chama de vida contemplativa, lembrando que nem toda experiência humana significativa nasce da atividade incessante. Pensar exige tempo; compreender uma pessoa exige escuta; escrever exige alguma permanência diante das próprias ideias; amar exige disponibilidade para aquilo que não pode ser apressado. Talvez estejamos nos tornando extremamente eficientes em realizar tarefas e progressivamente menos disponíveis para experimentar a profundidade da vida. Sabemos responder rapidamente, mas nem sempre conseguimos permanecer diante de uma pergunta. Acumulamos informações, mas isso não significa que tenhamos adquirido sabedoria. E talvez a sabedoria dependa justamente de uma relação com o tempo que nossa época parece cada vez menos disposta a cultivar.

No fundo, as reflexões de Byung-Chul Han nos convidam a perguntar que tipo de existência estamos construindo quando tudo precisa ser útil, visível, mensurável e aperfeiçoado. Não se trata de rejeitar o trabalho, a tecnologia, o conhecimento ou o desejo legítimo de realizar projetos. Trata-se de reconhecer que uma vida humana não pode ser reduzida à soma de seus resultados. Precisamos de tempo para fazer coisas que não produzem nada além de experiência: caminhar sem contar passos, conversar sem consultar o relógio, ler sem transformar cada página em obrigação, contemplar uma árvore, escutar uma música, permanecer em silêncio diante de alguém que amamos. Talvez resistir à sociedade do desempenho não signifique abandonar nossas ambições, mas recusar que elas ocupem toda a extensão da existência. Porque há alguma coisa profundamente triste em conquistar inúmeras possibilidades e perder, durante o caminho, a capacidade de habitá-las. E talvez uma das formas mais importantes de liberdade seja justamente recuperar o direito de existir sem precisar transformar cada instante da vida em uma demonstração de valor.

Referências

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HAN, Byung-Chul. A agonia do Eros. Petrópolis: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. Vita contemplativa: ou sobre a inatividade. Petrópolis: Vozes, 2023.

Compartilhe: